Seja Bem-vindo!!!!!

Fique a vontade para comentar com críticas, sugestões e idéias!

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

DATILOLOGIA

A datilologia é a soletração de uma palavra usando o alfabeto manual de LIBRAS.

Na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, podemos nos referir ao animal usando a datilologia, alfabeto manual onde cada sinal corresponde a uma letra (imagens acima), mas também podemos utilizar um sinal específico para a palavra girafa, o qual chamamos de “sinal da girafa”, como mostra a imagem abaixo.

A datilologia é mais usada para expressar nome de pessoas, localidades e outras palavras que não possuem um sinal específico. Às vezes, uma palavra da língua portuguesa que por empréstimo passou a pertencer a LIBRAS, por ser expressa pelo alfabeto manual com uma incorporação de movimento próprio desta língua, será apresentada pela soletração ou parte da soletração como as palavras “reais” e “nunca”, por exemplo.

É difícil de explicar isso utilizando apenas a escrita, sem demonstrar com as mãos, porque LIBRAS é uma língua de modalidade gestual-visual... Portanto se a pessoa ver o gesto sobre o que estamos querendo falar, torna-se muito mais fácil dela entender...

Uma pessoa que não é surda pode usar a datilologia quando ela não sabe o sinal correspondente do que quer falar com um surdo... Então para o surdo entender do que se trata devemos soletrar, usando o alfabeto manual.